terça-feira, 14 de setembro de 2010

Empreendedorismo no Interior


Rota do Mar:

A Rota do Mar é uma empresa localizada na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, uma cidade com o clima seco, predominante no sertão pernambucano. Engajada no ramo de confecções destinadas ao surfwear, fundada em 1996, vem ganhando destaque por apresentar produtos de excelente qualidade e por se preocupar com razões sociais.

A rota do mar nasceu tendo em vista a economia da cidade na época que girava em torno da agricultura de subsistência e emprego público. A mesma nasceu através de um desejo empreendedor e pioneiro do seu fundador, Arnaldo Xavier, e não com fundos do governo.

Arnaldo Xavier perdeu o pai muito cedo, aos sete anos de idade. Sua mãe foi uma das fundadoras da confecção de Santa Cruz do Capibaribe, sua mãe o ensinou e aos seus irmãos como cortar, costurar, enfim, Arnaldo foi obrigado a entrar no ramo de costura pela mãe como também uma forma de esquecer o falecimento do pai, quando adultos e estruturados cada montou sua própria empresa. A Rota do Mar é uma empresa no segmento de confecção, fundamentada em três pilares: valorização de funcionários, respeito aos clientes e qualidade nos produtos. Preocupada com razões sociais se viu na obrigação de criar uma escola dentro da empresa para alfabetizar aqueles que, por conta das dificuldades, não conseguiram se escolarizar. Hoje em dia, a empresa trabalha com 100%(cem por cento) dos funcionários alfabetizados. A rota do mar recebeu a etiqueta da Abravest, premiação bastante importante no ramo da confecção, essa etiqueta representa para o marketing a imagem da empresa , principalmente, frente ao mercado de exportação. A empresa investe em recursos próprios e parcerias como estratégia de crescimento, enfim. A Rota do Mar trouxe para o agreste pernambucano inovação, tecnologia e criatividade, melhorando a economia e atraindo novos negócios para a cidade.


Samed:

A Samed é uma clinica localizada na cidade de Tibira,uma cidade pequena  com o clima predominante seco no sertão pernambucano que fica na divisa entre Pernambuco e Paraíba e a 405KM de distância de Recife. A Samed nasceu a partir do desejo que teve o médico Eduardo Jerônimo de voltar à sua cidade e ali construir o seu trabalho. O Doutor Jerônimo fundou a Clinica Samed em dois de março de 1991, numa pequena casa reformada, após oito anos, a clinica se transferiu para sua sede em outro local da cidade, para uma área maior. O crescimento foi bastante rápido, apesar de dizerem que não iria dar certo.

Eduardo Jerônimo é um médico natural de Tibira, que largou a vida na cidadezinha onde morava para estudar na cidade grande, se formou em medicina em recife no ano de 1990, de lá pra cá vem fazendo pequenos cursos  de atualização. Seu pai era criador de bois, bodes, galinhas e atividades no sinzal e desde criança, Eduardo, foi inserido nesse meio, aprendendo desde cedo que tudo o que quisesse teria que trabalhar pra ter.

Eduardo fundou a Samed junto com a esposa, Lucia, que o ajudou na administração da clinica, Muita gente não apostava na idéia por ser uma cidade pequena e pelo pode aquisitivo da população, mas, Eduardo não desistiu, a visão empreendedora dele não visualizou só Tibira mais sim as cidades vizinhas. Tibira fica localizada a 16 quilômetros de Solidão, 18 da Paraíba, 35 de São José e 25 de Santa Terezinha. A Samed recebeu duas vezes o prêmio Netwoork por duas vezes e hoje é reconhecido como uma das principais clinicas do interior de Pernambuco.
As duas empresas têm suas semelhanças: Ambas nasceram a partir visão de homens empreendedores, que visaram à capacidade de sucesso onde ninguém apostava em nada. As duas revolucionaram a economia de suas cidades e deram um pontapé inicial, abrindo novas oportunidades de emprego, e gerando renda para a cidade, são reconhecidas pela excelência em executar suas funções e são referencias para outras empresas dos segmentos.
A maior parte dos empresários que fazem sucesso no mercado hoje em dia tem características empreendedoras, mesmo que ninguém aposte que vá dar certo, mesmo que todos digam o contrário, mais o empreendedor não desiste, porque ele não olha com olhos críticos, mais com olhos que visam sucesso posterior, visam um investimento a longo prazo. Empresários que não são empreendedores buscam retorno imediato, não são criativos e tem medo do erro. Sendo assim, não conseguem explanar seu campo de visão para enxergar as oportunidades a sua volta, não investem onde ninguém investiu antes por achar que não vai ter retorno. Ser empreendedor não é ser maluco e sim inteligente.


Yorran Santos

Um comentário:

  1. São pessoas com atitudes como estas que fazem o nosso estado, o nosso país crescer cada vez mais. Tá mais do que provado que nunca devemos desistir dos nossos sonhos mesmo diante os obstáculos. Persista e consiga!

    ResponderExcluir